Como criar um portfólio e entrar no mundo profissional
(Redação, Agitprop, 10/2013)
AccederEste livro é um guia prático para sua introdução no mundo profissional da indústria de criação. Dirigido a estudantes e profissionais júnior das áreas de design, publicidade e ilustração, proporciona todas as chaves para a familiarização com os diferentes setores do mercado de criação e para o autoconhecimento profissional. O livro expõe as características particulares de cada especialidade (branding, web design, ilustração, agências de publicidade, setor editorial, videogames etc.) e explora todos os aspectos que é preciso ter em conta na hora de confeccionar um portfólio: desde como selecionar o conteúdo até qual tipo, formato e suporte escolher. Também fornece conselhos práticos sobre, por exemplo, como apresentar candidaturas espontâneas, como se preparar para uma entrevista de trabalho e como apresentar um portfólio ao vivo.
O livro tem como fecho um completo diretório de recursos que inclui associações profissionais, provedores de portfólios, publicações, anuários e concursos.
Esta edição, baseada na segunda e bem-sucedida edição em inglês, está acrescida de exemplos e casos práticos recentes, além de dar especial atenção à presença online por meio das redes sociais e à apresentação de portfólios digitais através de tablets e computadores portáteis. Em suma, trata-se de um guia útil para entrar e se desenvolver com consistência na indústria de criação atual.
Trecho da introdução
Introdução
Independentemente de você ser designer ou ilustrador, não é à toa que o mercado em que você escolheu atuar é conhecido como “a selva criativa”. À medida que surgem novas oportunidades para que os comunicadores visuais se apresentem, a negociação vai ficando cada vez mais densa e confusa. Quem poderia imaginar, mesmo há poucos anos, que seria possível encontrar empregos estáveis e bem remunerados como designer de interface de aplicativos para telefones celulares ou de avatares para o ciberespaço? Ou que os coletivos de designers e ilustradores, assim como as organizações criativas multidisciplinares, se tornariam, para alguns clientes, alternativas viáveis e rentáveis às fontes convencionais de design e arte? Este livro pretende ajudá-lo a entender as necessidades das pessoas para e com as quais você provavelmente irá trabalhar — e aprender o que colocar em seu novo portfólio e o que deixar de fora (o que é igualmente importante) para desbravar seu caminho nessa selva e conseguir um cargo ou projeto cobiçado. Ele ensina a reconhecer, identificar e focalizar as necessidades muitas vezes variadas dos clientes de trabalhos criativos, e satisfazê-las de maneira confiante e profissional. Também ensina como criar oportunidades de emprego usando uma variedade de recursos disponíveis.
Este livro não se preocupa excessivamente com questões de estilo. É bem verdade que é quase impossível evitar o assunto por completo quando se abordam questões de apresentação, afinal, a função do designer ou ilustrador é ter estilo, expressar as tendências e criar novas — e, uma vez que o que você está vendendo é sua expertise em comunicação visual, a aparência do trabalho e a forma como você mostra suas habilidades tem um papel crucial na hora de determinar se o trabalho será seu ou de algum outro jovem ambicioso e recém-chegado ao mercado. Assim, este livro apresenta vários tipos de portfólio, juntamente com dicas para organizar sua apresentação, seja ela física ou virtual. Há também informações sobre material promocional, desde sites até cartões postais impressos e outros tipos de materiais menos comuns. No entanto, estou supondo que você já sabe o que quer, em termos de estética. O mundo está cheio de livros de arte que postulam sobre o estilo do design e da ilustração contemporâneos; este é, antes de tudo, um livro que trata de conteúdo.
Além disso, este livro também trata da transição: a “preparação do terreno” necessária para você se estabelecer na carreira que escolheu. Embora a maioria dos cursos de bacharelado incorpore algumas informações sobre a prática profissional, isso é visivelmente mais abrangente em algumas escolas do que em outras. As disciplinas formais dedicadas ao assunto nem sempre são obrigatórias, e professores visitantes são, muitas vezes, a única fonte de aconselhamento. No entanto, até mesmo as informações mais valiosas podem ser ignoradas se a pessoa não estiver genuinamente pronta para ouvi-las. Quando se é um estudante cheio de grandes ideias, colocá-las em prática é muito mais divertido do que se preocupar com o que você fará quando sair da faculdade.
Não importa se você quer ser designer gráfico ou ilustrador, ou ainda um profissional multidisciplinar (algo que vem se tornando cada vez mais comum na era digital, com a dissolução das fronteiras), o fato é que essas duas disciplinas são indissociáveis. A encomenda de ilustrações faz parte das atribuições do designer gráfico, ainda que ocasionalmente, e o ilustrador, que depende dessas encomendas, é orientado pelo designer para chegar à solução mais eficaz para o cliente que está pagando a conta. Na melhor das hipóteses, a relação entre designer e ilustrador é uma parceria, ainda que passageira: uma união de duas mentes criativas treinadas para solucionar problemas de ordem visual para fins comerciais — idealmente, com elegância e originalidade. No entanto, assim como a maioria das parcerias, ela depende de comunicação clara e confiança mútua para dar certo. Assim, meu objetivo é promover entendimento e relações produtivas entre futuros profissionais — é por isso que este livro é direcionado aos aspirantes de ambos os campos.
Eu tenho experiência em ambas as disciplinas: um período reconhecidamente curto como designer gráfica, seguido por mais de vinte anos como agente de ilustradores, durante os quais trabalhei inicialmente com clientes nos mercados de design, editorial, publicidade e presentes. Desenvolvi também uma carreira de consultora de portfólio na Associação de Ilustradores, em Londres. Meu trabalho me rendeu uma visão geral e equilibrada do que empresas e clientes esperam e exigem de designers gráficos e ilustradores, além de insights valiosos em relação às mudanças pelas quais o mercado vem passando.
Portanto, este é um livro para quem está seriamente investindo em uma carreira em design ou ilustração, ou no número cada vez maior de áreas em que ambas convergem. Compartilhando a experiência que conquistei, bem como a dos diversos designers e ilustradores que generosamente contribuíram para este livro, minha intenção declarada é ajudar você a obter sucesso no setor da indústria criativa que escolheu.
Nestas páginas, você encontrará não apenas orientações para montar um portfólio impactante, que funcione bem para suas necessidades, mas também uma visão geral da variedade de campos profissionais que estão abertos para designers e ilustradores atualmente. Além disso, ao longo do livro você encontrará citações de profissionais de destaque nos diversos mercados, incluindo conselhos valiosos e que revelam a variedade de opiniões encontradas no mercado. Além da grande gama de exemplos de trabalho, este livro foi concebido para ajudar você durante cada etapa do processo. [...]
Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL
(Redação, Agitprop, 10/2013)
Acceder«De autoria da designer gráfica Fig Taylor, Como criar um portfólio e entrar no mundo profissional é um guia prático para a introdução no mundo profissional da indústria de criação.» (Redação, Agitprop, 10/2013)
(Rafael Costa, Choco la Design, 10/14)
Acceder«Se tem um tema que gera muitas dúvidas entre os criativos com toda certeza são as regras para a criação de um portfólio. O portfólio é a principal ferramenta que um designer pode possuir tanto para ingressar no mercado de trabalho quanto para sobreviver dentro dele.» (Rafael Costa, Choco la Design, 10/14)