Manual do fotógrafo de rua celebra o espírito da fotografia de rua com instruções inspiradoras para ajudar você a capturar o momento urbano perfeito. Por meio de 20 tutoriais de projetos simples sobre temas como “Sequências”, “Sombras” e “Objetos”, além de cativantes perfis ilustrados de 20 fotógrafos de rua aclamados internacionalmente, como Bruce Gilden, Nils Jorgensen e Trent Parke, o autor David Gibson proporciona um tour visual por essa modalidade – perfeito para quem pretende se tornar um fotógrafo de rua.
Esta nova edição apresenta obras inspiradas de artistas emergentes no cenário da fotografia de rua, dicas atualizadas sobre o Instagram e um prefácio do renomado fotógrafo de rua Matt Stuart.
Prefácio
Introdução
Capítulo /Movimentado
Introdução
Elliott Erwitt
Ordem
Troy Holden
Eventos
Bruce Gilden
Sequências
Matt Stuart
Alinhamento
Maria Plotnikova
Capítulo /Tranquilo
Introdução
Merel Schoneveld
Esperar
Blake Andrews
Seguir
Nils Jorgensen
Atrás
Marc Riboud
Olhar Para Baixo
Shin Noguchi
Capítulo /Abstrato
Introdução
Desfocado
Gueorgui Pinkhassov
Camadas
Jack Simon
Sombras
Melissa Breyer
Reflexos
Trent Parke
Duplos
Jesse Marlow
Capítulo /Parado
Introdução
Vazio
Johanna Neurath
Objetos
David Gaberle
Gráfico
Capítulo /Temas
Introdução
Crianças
Michelle Groskopf
Projetos
Narelle Autio
Vertical/Horizontal
Craig Whitehead
Ética
Referência
Conclusão
Glossário
Bibliografia
Índice
PREFÁCIO
Conheço David Gibson há muito tempo. Nosso amor comum pela fotografia, especificamente pela fotografia de rua, tem alimentado nossa boa amizade por mais de duas décadas. Nunca disse isso a David, mas ele foi um dos primeiros fotógrafos a me inspirar de verdade, e foi a primeiríssima pessoa a me fazer perceber que era possível fazer esse tipo de fotografia e que, de fato, ele já estava sendo muito bem feito em Londres. Seu trabalho foi uma revelação para mim.
Quase 20 anos depois, David e eu continuamos amigos. Embora nos vejamos menos, tentamos manter contato sempre que estamos na cidade. Hoje, fotografo e faço workshops de fotografia de rua em todo o mundo, em parceria com a Leica e a Magnum Photos. O Manual do fotógrafo de rua, publicado pela primeira vez em 2014, agora parece me acompanhar nas viagens – eu mesmo cheguei a autografar alguns exemplares, já que sou um dos fotógrafos em destaque. Mas há algo mais neste livro que fala a muitos fotógrafos de rua iniciantes, como muitos críticos entusiastas deixaram claro ao afirmar, entre outras coisas, “Bem escrito por alguém que claramente conhece o que faz” e “Estava ansioso para ler o Manual do fotógrafo de rua. Não me decepcionei; na verdade, foi difícil parar de ler o livro. O livro tem uma espécie de estilo de fluxo de consciência, é quase como assistir a uma de suas oficinas. Esse estilo torna a leitura rápida, interessante e nunca entediante”.
Essa é a ideia do livro de David, você tem de ser receptivo; você tem de estar aberto e pronto. Nenhum livro ou workshop é perfeito, mas o conhecimento e a paixão de David pela fotografia de rua são incomparáveis, e isso se reflete nestas páginas. Nesta nova edição, há novos perfis inspiradores de fotógrafos emergentes, informações adicionais sobre o Instagram e listas atualizadas de recursos.
O Manual do fotógrafo de rua agora está traduzido para sete idiomas diferentes. Já o vi em Amsterdã, Pequim, Bangcoc, Paris, Nova York e São Paulo… Quando os fotógrafos comparecem a um de meus workshops com um exemplar, sinto-me melhor. Sei que eles querem aprender, que são sérios, e que estamos falando a mesma língua, não importa o lugar do mundo onde estejamos.
Matt Stuart
Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL