"Quando ilustramos, não estamos apenas retratando a realidade, estamos também produzindo algo novo, trazendo ao mundo uma visão nova e individual."
Felix Scheinberger, ilustrador e urban sketcher, preparou este maravilhoso guia para ajudá-lo a se tornar um profi ssional da ilustração.
> Dicas, conselhos e tudo aquilo que é preciso saber para trabalhar com ilustração: além de ser apresentado aos principais fundamentos dessa forma de expressão artística, você descobrirá os truques que todo aspirante a ilustrador deve conhecer, aprenderá técnicas de desenho que lhe permitirão inovar e enriquecer seu estilo e, fi nalmente, fi cará a par dos segredos mais importantes para conseguir se estabelecer e sobreviver no mercado de trabalho.
> Entre em contato com o olhar de grandes nomes da ilustração contemporânea: Ralph Steadman, Christine Rösch, Tomi Ungerer, Dorothea Huber, Wolf Erlbruch e vários outros ilustradores da atualidade mostram mais de 100 maneiras de desenhar um pássaro, um motivo simples que não só fará você aprender a observar e apreciar as diferenças, as vozes e os estilos de cada artista, mas também o desafi ará a encontrar seu próprio olhar.
Um livro de cabeceira para todos aqueles que pretendem começar a trabalhar como ilustrador com muita dedicação e amor.
Sumário
Introdução ...um pássaro?
Como se tornar um ilustrador?
O medo do papel em branco
Talento
Ilustrar significa tomar decisões
Como vemos o que vemos
Concreto e abstrato
Todo mundo é artista
Ideias
A magia do fazer
Em busca do estilo próprio
Gosto não se discute?
O feio é o novo bonito
Sem esforço, não há conquista
Nunca sem meu Google
As mentiras que as imagens contam
Variações
Os esboços têm alma
Cores predominantes
Planos e perspectivas
Técnicas de ilustração
Lápis
Lápis de cor
Giz, carvão, sanguínea
Pastel
Tinta nanquim
Esferográfica, caneta de ponta fina e afins
Marcador e hidrográfica
Aquarela
Guache e têmpera
Tinta a óleo
Tinta acrílica
Xilogravura
Colagem
Criação de imagens digitais
Photoshop
Illustrator
Ganhando a vida como ilustrador
O fetiche do material
Local de trabalho e ateliê
Apresentações
Aptidão para os negócios
Concorrências e amostras
Concorrentes
Trabalho em equipe
Problemas de comunicação
Estratégias de negociação
Tempo é dinheiro
O seu preço
Quanto custa uma ilustração?
Produtividade e gerenciamento do tempo
Sem fôlego
Trabalhos paralelos
Como buscar clientes
Como montar seu portfólio
Como encaminhar seu portfólio a um cliente
Agentes e representantes
Anuários de ilustradores
Projetos pessoais
Pseudônimos e trabalhos que pagam as contas
Yeah! Agora é a minha vez!
Às vezes você não se culpa por não ter estudado engenharia?
Agradecimentos
Índice de ilustradores
Direitos autorais
Sobre o autor
Página de créditos
Introdução
...um pássaro?
Você já quis ser outra pessoa? Já quis ser o aluno mais bonito da classe, um pop star ou qualquer outra celebridade? Algum personagem importante da história? Um animal? Um pássaro?
Essas perguntas, relacionadas ao tema da identidade, não deixam de ser grandes questionamentos da humanidade: afinal, todos nós temos uma vida, e tudo indica que ela seja a única. Não podemos “sair da nossa pele”. Mas nossa imaginação pode! E talvez isso explique o surgimento de nossa criatividade: a fantasia é uma espécie de solução para o fato de, diante de milhões de possibilidades, estarmos limitados a viver apenas uma vida. Este livro fala sobre como utilizar a fantasia, sobre ilustração. A palavra “ilustrar” tem origem latina e significa “iluminar”.
Quando ilustramos, não estamos apenas retratando a realidade, estamos também produzindo algo novo, trazendo ao mundo uma visão nova e individual.
Além de serem capazes de explicar e esclarecer, as ilustrações têm o poder de complementar, transmitir e aprofundar. Elas podem apresentar um conteúdo ou revelar aspectos artísticos – ou podem ser simplesmente bonitas. As ilustrações são tão diversas quanto as pessoas que as criam.
No entanto, mais do que falar sobre ilustrações, este livro também contém ilustrações. Várias delas! Obras de ilustradores muito diferentes, que trabalham com técnicas e estilos variados. Apesar de sua diversidade, as ilustrações aqui presentes podem ser comparadas entre si, já que abordam um único tema: pássaros. Mais de 170 formidáveis ilustradores forneceram seus desenhos para que pudéssemos “iluminar” o universo da ilustração.
Meu muito obrigado por essa colaboração – graças a ela, este livro se tornou possível.
O tema escolhido foi “pássaros” porque todos nós os conhecemos. São inúmeras as imagens que nos vêm à mente quando pensamos em “pássaros”: pode ser um papagaio colorido e criativo, um pato desengonçado ou uma águia poderosa, talvez um falcão veloz como uma flecha ou um corvo sombrio portador de maus agouros. Pode ser ainda uma sábia coruja, uma galinha boba, um pardal atrevido ou até mesmo uma fênix ressurgindo das cinzas. Como você pode ver, pássaros são de uma simbologia incrivelmente rica – e isso é que os torna tão adequados para acompanhar o tema da ilustração ao longo deste livro.
Nos últimos anos, a ilustração se tornou um dos ramos mais importantes dentro do design. Ilustrar está na moda!
No entanto, a ilustração é um gênero de arte bastante simples. Em parte, isso se deve ao próprio meio – de modo geral, histórias em quadrinhos, livros e imagens são, por natureza, silenciosos – e, em parte, às características daqueles que trabalham com ele, os ilustradores.
Nós, ilustradores, somos pessoas estranhas. Muitos de nós vivemos e produzimos dentro de nossos próprios mundos visuais, criando coisas mágicas. Há muito tempo nutrimos uma paixão por ilustrações. Isso sem falar que alguns de nós sempre souberam que queriam trabalhar com imagens ou quadrinhos, ou seja, que queriam ser ilustradores. Enquanto nossos colegas de escola ainda se perguntavam que carreira deveriam seguir, a maioria de nós já sabia desde o início da juventude que queria trabalhar com imagens.
No entanto, muitos ilustradores, especialmente os mais jovens, sentem-se um tanto perdidos, como se estivessem no escuro, quando confrontados com perguntas do tipo “O que devo fazer para me tornar um ilustrador?” ou “Como ganhar a vida com isso?”.
Este livro procura trazer um pouco de luz para essa escuridão e responder o maior número possível de suas perguntas.
Aqui serão abordadas as premissas básicas da profissão de ilustrador, desde o tema do dinheiro até a questão do local de trabalho mais apropriado. Como conseguir trabalho? Como negociar com sucesso? Quanto cobrar por uma ilustração? Como gerenciar o dia a dia como ilustrador? Tentarei esclarecer conceitos como direitos de uso, sociedades de gestão coletiva ou previdência social de artista e, é claro, apresentarei uma ampla variedade de técnicas de ilustração. No entanto, estou consciente de que, em um livro sobre um assunto tão complexo como ilustrações, não será possível dar uma única resposta a certas perguntas. Além disso, vale a pena já deixar claro que nem todas as questões serão respondidas aqui. De toda forma, acredito que a impossibilidade de levar um trabalho até o fim não seja razão suficiente para não darmos o primeiro passo.
Com isso em mente, espero que este livro ajude a tornar mais fácil seu dia a dia como ilustrador. Todo mundo é diferente. E da mesma forma que certas coisas nos parecem difíceis, outras nos parecem mais fáceis.
Vamos começar, então, pelas mais fáceis!
FELIX SCHEINBERGER