O que o Novo Fusca, a casa Farnsworth de Mies van der Rohe, os cartazes de Cassandre, a gravura Tauro-maquia 20 de Goya e a catedral de Notre-Dame têm em comum? Uma compreensão profunda dos sistemas de proporções refletidos em seu design.
Ideias excelentes fracassam em sua execução devido a uma falta de compreensão dos princípios visuais da composição geométrica por parte do designer. Este livro se propõe a explicar esses princípios em termos visuais, por meio de uma revisão esclarecedora dos sistemas clássicos de proporções (como a seção áurea, a sequência de Fibonacci, os retângulos de raiz, o conceito de razão, a relação entre as formas e os traçados reguladores) e da análise pormenorizada de 40 designs de cartazes, produtos e edifícios cujo agudo senso de proporção legitimou-se com o passar do tempo.
Embora a análise geométrica não aborde o contexto cultural em que um design foi elaborado, ela é incrivelmente esclarecedora quanto aos seus princípios compositivos e permite avaliar a primeira reação – intuitiva – do espectador. Esta Geometria do design não pretende usar a geometria como critério de avaliação estética, mas sim analisar o papel que a simetria, a ordem e o equilíbrio visual desempenham na arte e no design para nos ajudar a compreender o funcionamento desses princípios e aplicá-los de maneira eficaz em nosso próprio trabalho.
Sumário
Introdução
A proporção no homem e na natureza
Proporções e preferências cognitivas
Proporção e natureza
Proporções do corpo humano na escultura clássica
Proporções do corpo humano no desenho clássico
Proporções faciais
As proporções na arquitetura
Proporções arquitetônicas
Traçados reguladores de Le Corbusier
A seção áurea
Construção do retângulo áureo
Proporções áureas
A seção áurea e a sequência de Fibonacci
Triângulo e elipse áureos
Retângulos áureos dinâmicos
Retângulos de raiz
Construção do retângulo de raiz 2
Norma DIN de formatos proporcionais de papel
Retângulos dinâmicos de raiz 2
Retângulo de raiz 3
Retângulo de raiz 4
Retângulo de raiz 5
Comparação dos retângulos de raiz
Análise visual do design
Análise visual do design
O processo de análise geométrica
Gravura Tauromaquia 20
Cavalos de corrida em Longchamp
Pintura Gante, ao entardecer
Análise geométrica
Cadeira Thonet Viena nº 14
Cartaz Folies-Bergère
Pintura Banhistas em Asnières
Cartaz Job
Pintura Baile no Moulin Rouge
Pintura La Goulue chegando ao Moulin Rouge com duas mulheres
Cadeira Argyle
Cadeira Hill House
Cadeira Willow
Cartaz Bauhaus Ausstellung
Cartaz L’Intransigeant
Cartaz East Coast by L.N.E.R.
Cadeira MR
Cadeira Barcelona
Chaise Longue
Cadeira Brno
Cartaz Wagon-Bar
Cartaz Konstruktivisten
Cadeira Barrel
Cadeiras S.C. Johnson
Cartaz Der Berufsphotograph
Fonte Max Bill
Casa Farnsworth
Cadeira Plywood
Casa de Vidro de Philip Johnson
Capela do Instituto de Tecnologia de Illinois
Cadeira Tulipa
Casa Vanna Venturi
Cartaz Vormgevers
Cartaz Fürstenberg Porzellan
Pictogramas para os Jogos Olímpícos de Munique, 1972
LEB, London Electricity Board
Cartaz Majakovskij
Processador de alimentos Braun
Cafeteira Aromaster Braun
Chaleira Il Conico
Novo Fusca
Epílogo
Agradecimentos
Créditos das ilustrações
Bibliografia selecionada
Índice
Trecho da introdução
Muitas vezes, como profissional do design e como educadora, vi excelentes ideias conceituais acabarem prejudicadas durante o processo de realização, em grande parte devido a uma falta de entendimento, por parte do designer, dos princípios visuais da composição geométrica. Tais princípios incluem uma compreensão dos sistemas clássicos de proporções, como a seção áurea e os retângulos de raiz, assim como os conceitos de razão e proporção e as relações entre as formas e os traçados reguladores. Este livro se propõe a explicar os princípios da composição geométrica em termos visuais e também a analisar, em conformidade com tais princípios, um conjunto abrangente de cartazes, produtos e edifícios.
A seleção dessas obras teve como critério o fato de terem passado pela prova do tempo e de serem consideradas, em muitos aspectos, exemplos clássicos de design. As obras são apresentadas em ordem cronológica e guardam vínculos com o estilo e a tecnologia das épocas em que foram produzidas, mas também com a intemporalidade do design clássico. Apesar das diferenças que marcam tais épocas e da diversidade formal das obras, entre as quais há desde pequenas obras gráficas bidimensionais até estruturas arquitetônicas, nota-se uma extraordinária similaridade em sua concepção e ordenamento, a qual se deve ao uso deliberado da geometria.
Este Geometria do design não pretende usar a geometria como critério de avaliação estética, mas antes pôr em evidência aquelas relações visuais que se baseiam em atributos essenciais tanto no âmbito da vida, como a proporção e os padrões de crescimento, quanto no âmbito da matemática. Seu propósito principal é esclarecer o processo do design e proporcionar coerência ao desenho por meio de estruturas visuais. Graças a tal entendimento, o artista, ou o designer, poderá encontrar, por conta própria, mérito e valor para si mesmo e suas obras.
Kimberly Elam
Ringling College of Art and Design
Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL