Você já terminou o curso de artes, já fez suas obras e possui o talento necessário – mas como fazer que elas sejam um sucesso? Para transformar sua paixão em carreira num ambiente tão competitivo como o mundo da arte, você precisa se tornar seu próprio gerente financeiro, comercial e de marketing – além de pesquisador, curador e administrador.
De uma forma esclarecedora e sem complicação, este livro é um guia que ajudará você a redigir sua primeira proposta, a ser representado por uma galeria e a lidar com as pressões do sucesso comercial, fornecendo todos os conselhos, exemplos concretos e a inspiração necessária para você sobreviver e prosperar como um artista atuante.
Sumário
Introdução
Depois da escola de artes
Como faço para me tornar um artista?
Identidade artística
Ter ou não um ateliê?
Colegas e redes de contatos
Oportunidades
Comunicação
Identidade e formas de expressar sua prática artística
Como escrever uma declaração do artista
A biografia do artista
O currículo do artista
Falar sobre seu trabalho
Apresentação
Sites
Materiais impressos
Mailing lists
Newsletters
Mídias sociais
Blogs
Representação
Exposições
Modelos de galeria
Entrevista: Richard Galpin, artista – Sobre a representação por galerias e o sucesso comercial
Estudo de caso: Coline Milliard – Como se dar bem como artista
Tipos de exposição
Considerações sobre exposições e projetos
Como se preparar para uma visita ao ateliê
Colecionadores
Projetos e propostas
Curadoria e projetos independentes
Estudo de caso: Nick Kaplony – Sobre curadoria
Estudo de caso: Lucy Day e Eliza Gluckman – Parceria curatorial
Estudo de caso: Tom Jeffreys – Sobre pensar além da esfera artística
Estudo de caso: Echo Chamber, 2014
Propostas
Residências
Estudo de caso: Sharon Haward, “Este pássaro voou” – Uma curta residência em um lugar frio. Ateliê Austmarka, perto de Oslo, na Noruega
Estudo de caso: Annabel Tilley – Artista residente
Encomendas
Entrevista: Richard Perry, StarStone – Encomenda de arte pública. Condado de Armagh, na Irlanda do Norte
Trabalhar com museus
Press releases
O negócio de ser um artista
Como se organizar
Contratos de consignação
Direitos autorais
Questões sobre dinheiro
Como se sustentar
Estudo de caso: Harry Pye – Sobre trabalhar na Tate Britain
Estudo de caso: Dr. Jeremy Turner, professor titular/coordenador do curso de Belas-Artes, Universidade de Chester – Faca de dois gumes
Estudo de caso: Neill Fuller – Pinturas 50×50
Estágios e trabalho não remunerado
Filosofias para sobreviver e prosperar como artista
Annabel Tilley – Sobre Kafka e o custo de vida
Rosalind Davis – Moda, sucesso, tempo e fracasso
Entrevistas e filosofias
Expandir sua prática artística
Colaborações artísticas
Estudo de caso: Colaboração – Gibson/Martelli
Estudo de caso: Colaboração – Catalyst: uma exposição e colaboração artística entre seis artistas
Conclusão
Como você sobrevive como artista?
Índice remissivo
Agradecimentos
Texto da introdução
Introdução
Rosalind Davis e Annabel Tilley
Os cursos de belas-artes podem ter os mais variados tamanhos e formatos, a partir de muitas perspectivas diferentes. A maioria procura desenvolver a capacidade criativa e conceitual dos alunos para que eles se manifestem como profissionais independentes, com uma compreensão do contexto histórico e contemporâneo em que sua obra se encontra.
Tudo aquilo que você não aprendeu na escola de artes não foi escrito como uma crítica à formação em belas-artes, mas como um complemento dessa formação – um manual de dicas práticas, ferramentas, conselhos e filosofias sobre o desenvolvimento profissional – para preparar você como artista para o que acontece no mundo fora dos limites da educação artística formal.
Com o tempo, sua prática o levará a um constante desenvolvimento pessoal e profissional à medida em que você conciliar todos os aspectos de construir uma carreira no mundo da arte. Por necessidade própria, o artista precisa se tornar seu próprio gerente comercial, financeiro, de vendas e de marketing, seu próprio pesquisador, curador e administrador; em última análise, o gestor de sua carreira como artista. É imprescindível ser ativo e se envolver com o progresso, o direcionamento e a promoção dessa carreira. Além disso, há muitos tipos de mundos da arte, diferentes níveis e hierarquias em que a carreira de um artista pode se inserir. É importante levar em consideração o que você espera do seu e como pode construir uma prática sustentável dentro desse mundo que o incentive e alimente.
Não há planos de carreira preestabelecidos ou fáceis para um artista e, infelizmente, não existem bilhetes premiados. Este livro se destina a fornecer as ferramentas necessárias para capacitar e incentivar você a ser tão criativo e empreendedor em sua carreira quanto em sua prática artística. Queremos dar ideias, exemplos e informações para que você possa dirigir sua própria carreira, e para isso reunimos um conjunto de vozes profissionais do mundo da arte – curadores, escritores, representantes de galerias e artistas exemplares – para transmitir ideias e conhecimentos a partir de suas próprias experiências, especialidades e perspectivas a fim de ajudar você em sua jornada.
Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL